Posted on

Benefícios de se exercitar ao ar livre vão além dos malefícios da poluição

022

Segundo um estudo realizado pela Universidade de Copenhagen, as pessoas não devem parar de se exercitar ao ar livre por conta da poluição, apenas devem evitar as vias de maior movimento de veículos.

O estudo analisou 52.061 pessoas com idades entre 50 e 65 anos, residentes de duas cidades da Dinamarca, Copenhagen e Aarhus. A pesquisa, que teve início entre os anos de 1993 e 1997, buscava entender a relação entre as atividades físicas e as condições de saúde dos pesquisados. Até o ano de 2010, 5.500 das pessoas participantes do estudo já haviam morrido. O resultado previsto aconteceu, o grupo de pessoas que praticavam alguma atividade física obteve um índice de mortalidade 20% menor do que o grupo que não praticava nenhum exercício físico, mesmo morando em grandes centros urbanos onde haviam grandes índices de poluentes no ar.

De acordo com o professor Zorana Jovanovic Andersen do “Center for Epidemiology and Screening” da Universidade de Copenhagen, quando realizamos exercícios físicos em locais onde existem a presença de poluentes, acabamos inalando partículas, que acabam por se acumular em nossos pulmões. Mas, ao mesmo tempo os maiores problemas de saúde encontrados nas grandes metrópoles são o sedentarismo e a obesidade. Portanto, obtêm-se mais vantagens realizando exercícios físicos, mesmo em locais poluídos, do que levar uma vida sedentária.

Artigo publicado em: http://ehp.niehs.nih.gov/1408698/